domingo, 20 de maio de 2012

Rosca de Natal

Rosca de Natal
Ingredientes:

01 caixa de mistura para salgados
1/3 xícara de leite
03 ovos
1/4 xícara de manteiga ou margarina
1/2 xícara de açúcar cristal
1/4 xícara de leite
1 colher de canela em pó
1  e  1/2 xícara de nozes bem picadas
02 colheres de suco de limão
01 xícara de uvas passas claras deixadas de molho numa tigelinha com 1/3 xícara de licor Cointreau
01 xícara de frutas cristalizadas picadas, deixadas de molho numa tigelinha com 1/3 xícara de licor Cointreau
01 gema batida para pincelar
01 xícara de acuar de confeiteiro peneirado
01 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão
Cereja e nozes para decorar ou frutas cristalizadas diversas.

Modo de Preparo:
Numa tigela, coloque a mistura para salgados, 1/3 xícara de leite 02 ovos. Misture bem com as mãos e reserve. Enquanto isso prepare os recheios: Numa panela, derreta a manteiga, então, junte o açúcar cristal. 1/4 xícara de leite, o mel e a canela. Mistura bem e espere ferver. Junte as nozes, mexa bem, retire do fogo e deixe amornar. Junte o terceiro ovo, já batido e o suco de limão. Misture bem e reserve.
Numa superfície enfarinhada e utilizando o rolo, abra a massa ate obter um retângulo. Espalhe o recheio sobre a superfície da massa. Escorra as passas e as frutas cristalizadas. Distribua as frutas por toda a superfície.
Enrole a massa pelo lado mais comprido, como se fosse um rocambole. Unte uma assadeira com manteiga. Ponha a rosca na assadeira. Umedeça com água as pontas da rosca e junte-as grudando bem uma na outra e ajeite. Pincele a superfície com a gema batida. Depois, com uma faca afiada, corte a rosca em fatias iguais ate dois dedos abaixo do centro. Afaste as fatias, inclinando ligeiramente cada uma para mostrar o recheio. Unte um pedaço de papel alumínio com manteiga e cubra a rosca deixando-a crescer durante 20 minutos. Enquanto isso, pré aqueça o forno em temperatura alta. Retire o papel de alumínio e leve ao forno para assar por 15 minutos, ate dourar. Diminua a temperatura para media e deixe assar por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar sobre a grade.
Prepare um glacê misturando o açúcar de confeiteiro e o suco de limão ate obter um creme. Derrame o glacê sobre a rosca e decore com nozes e cerejas. Ponha em um prato de servir.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.